Ação da Dese amplia proteção e prevenção nas EMEBs, com rondas, monitoramento de acessos e acompanhamento da rotina dos alunos na rede municipal
Com a volta às aulas na rede municipal, as unidades escolares de São Bernardo contam com o reforço da GCM (Guarda Civil Municipal), por meio da Dese (Diária Especial de Segurança Escolar). O programa da Prefeitura fortalece a presença de agentes durante todo o período letivo de 2026, ampliando a segurança e garantindo resposta rápida a situações de risco para alunos, educadores e famílias.
Malu Meireles, avó de um aluno da EMEB Guilherme de Almeida, na Vila Euro, região do Assunção, destacou que se sente mais tranquila quando vai buscar o neto na escola e identifica a presença física da GCM na entrada da unidade. “Chegar para buscar meu neto e ver a Guarda ali passa uma sensação de segurança. A gente se sente mais tranquila ao estacionar e acompanhar a saída das crianças”, afirmou.
Instituída pela Lei Municipal nº 7.202, a Dese permite que guardas civis municipais atuem de forma voluntária, exclusivamente em seus dias de folga, intensificando a segurança nas escolas e expandindo a presença da GCM no ambiente escolar. Com a adesão dos agentes, todas as unidades da rede municipal são atendidas pelo programa.
A ação da GCM inclui rondas internas e no entorno das escolas, monitoramento de acessos, acompanhamento das imagens das câmeras de segurança das unidades e fiscalização dos horários de entrada e saída dos alunos na rede municipal. O trabalho é desenvolvido em parceria com as direções das escolas, garantindo agilidade na identificação de situações de risco e no atendimento de ocorrências.
Além do trabalho preventivo, os guardas também orientam estudantes, acolhem demandas e mantêm diálogo constante com professores, gestores e famílias. Essa aproximação contribui para inibir eventuais casos de conflito e para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para o aprendizado.
Questionado sobre a rotina nas escolas e a proximidade com a comunidade, o GCM 3ª Classe José Diniz, que atua na Dese, destacou o impacto do trabalho diário na prevenção para manter ambiente seguro nas EMEBs. “A gente acaba criando uma relação muito próxima com a escola. Conhece os alunos, conversa com os professores, acompanha a rotina e isso ajuda a prevenir problemas. Quando o guarda está presente todos os dias, todo mundo se sente mais seguro”, afirmou.
CAPACITAÇÃO – Os agentes que integram a Dese passam por capacitação voltada ao ambiente escolar, com treinamento em mediação de conflitos, direitos da criança e do adolescente, atendimento humanizado e técnicas de prevenção. A preparação contribui para uma atuação mais próxima e eficaz, desenvolvendo a confiança da população.
“Cuidar da segurança nas escolas é cuidar do futuro de São Bernardo. A presença da GCM, aliada ao preparo dos agentes, traz tranquilidade para as famílias e mais segurança para quem vive o dia a dia da escola”, frisou o prefeito Marcelo Lima, ressaltando o compromisso da gestão com uma segurança que vai além da vigilância.










