Secretária de Políticas Públicas para Mulheres apresenta os serviços de combate ao feminicídio na cidade; inscrições para receber o selo vai até o dia 20/02
A reunião de gestores de Recursos Humanos das empresas que integram a Associação das Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho (Aepis) teve um momento diferenciado na manhã desta sexta-feira (06/02). Normalmente, o assunto sempre está bastante relacionado à rotina trabalhista, no entanto, o convite feito pela gestora Nilza Mariucci teve a ver com o edital de lançamento da campanha “Selo Empresa Amiga da Mulher”, conduzido pela Secretaria de Políticas Pública para Mulheres da Prefeitura de Mauá.
O edital prevê que empresas que queiram aderir à campanha possam se enquadrar em critérios que incentivam atividades que combatem a violência doméstica e, em especial, a violência contra as mulheres no município. São considerada três eixos de avaliação: 1 - Igualdade de Gênero e Oportunidades; 2 - Combate à Violência; e 3 - Eliminação da Discriminação. Segundo a secretária da pasta, Cida Maia, as empresas devem ter compromisso com boas práticas iniciais, como realizar palestras, para que estejam aptas para o Selo Bronze; PAra o Selo Prata, é preciso ter ações enquadradas em ao menos dois eixos O Selo Ouro contempla atender aos três eixos com ações permanentes. O edital está publicado desde 12 de janeiro no site da Prefeitura e as inscrições são on-line e seguem até o dia 20/02. Mais informações pelo telefone 4512-7615.
“Quando vemos um trabalho com a estrutura bem estabelecida como esse, é importante que a gente possa aderir. Tanto no combate à violência contra a mulher, contra o racismo e contra o preconceito”, disse o dirigente da Aepis, Jorge Muto. Ele lembrou que as empresas precisam estar sensibilizadas para lidar com estas situações que estão na rotina dos trabalhos e que tem tudo a ver com Governança Ambiental, Social e Corporativa. “Tem muita coisa boa que temos que pegar”, defendeu Muto,
Além disso, a secretária explicou sobre o Sistema Único de Segurança Pública de Mauá (Suamm) aos gestores presentes. “Só na área de prevenção, nossas equipes conversaram com quase 35 mil pessoas em 2025. É um trabalho em que se explica os tipos de violência - física, moral, psicológica, patrimonial e sexual, o ciclo da violência e os serviços que a Prefeitura e outras instituições dispõem para dar suporte para que a mulher vítima de violência, assim como os filhos e familiares, podem contar para recuperar a segurança, autoestima e dignidade.” Os gestores puderam conhecer de perto também sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha, que faz parte da atuação integrada do Suamm, envolvendo conselhos tutelares, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar e outros setores.










