História de lutas e desenvolvimento da cidade será tema do samba-enredo da maior campeã do Carnaval paulista, com homenagem à Companhia Cinematográfica Vera Cruz e riqueza cultural do município
A história de lutas e de crescimento de São Bernardo do Campo tomará o Sambódromo do Anhembi na noite de estreia do Carnaval paulista, nesta sexta-feira (13/2), com “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Paulicéia”, enredo da escola de samba Vai-Vai. A maior campeã do Carnaval paulista irá homenagear a cidade a partir da memória dos Estúdios Cinematográficos Vera Cruz, da trajetória de desenvolvimento da indústria e da pluralidade do povo de São Bernardo. O Vai-Vai entrará na avenida na madrugada de sexta-feira para sábado – com horário previsto para 4h35.
“Uma honra para nossa cidade, para nosso povo, ver uma história tão rica sendo contada em um espaço de valorização cultural, com projeção internacional. Este será importante reconhecimento ao trabalho de milhares de mulheres e homens que participaram da construção de um município que figura entre os maiores e mais desenvolvidas do País. Lembramos nossas raízes com orgulho do caminho percorrido até aqui. Será, sem dúvidas, um momento de muita emoção”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
A enredista do Vai-Vai, Tati Gregório, explica que a história de São Bernardo foi escolhida como forma de prestar homenagem aos trabalhadores. “Na tela, os sonhos ganham luz, revela, na câmera, ação. À ‘vera’, a saga de um povo vencedor, heroico pescador na imensidão. ‘Nobres’ imigrantes aportaram nesse chão, a simplicidade mostra força interior. Alegre, valente, arretado, assim construíram legado no trabalho, o progresso da nação”, diz trecho do enredo. “E essa é a cidade que melhor retrará o cenário para a saga deste povo heroico”, disse Tati.
O corpo de compositores do Vai-Vai conta com a participação, neste ano, de quatro músicos de São Bernardo, entre os quais Cris Viana. “Cresci e estudei na cidade. Sou natural do Assunção. São Bernardo é minha paixão. Quando surgiu a ideia do enredo, na hora quis fazer o samba lá. É espetacular falar sobre São Bernardo. Uma dupla emoção: poder ter um samba no Vai-Vai, que é para raríssimos, e falar sobre nossa cidade”, disse.
SÃO BERNARDO NA AVENIDA - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, prestou apoio à equipe da escola de samba no processo de pesquisa para a composição do enredo para o Carnaval 2026. “Temos orgulho da história de São Bernardo. Pela produção industrial e cultural de milhares de trabalhadores – que serão enaltecidas no samba-enredo, nossa cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região e de todo o País. E nos trouxe para onde estamos hoje, sendo um dos maiores e mais potentes municípios do Estado e do Brasil. Com essa homenagem, o Vai-Vai resgata esse sentimento nos moradores. E também dá visibilidade a questões muito importantes”, avaliou a Secretária de Cultura da cidade, Samara Dinis.
ESQUENTA - A agremiação participou, em 20 novembro do ano passado, nas celebrações ao Mês da Consciência Negra, do ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, promovido pela Prefeitura nos Pavilhões e Estúdios São Bernardo, antigo Vera Cruz. Durante a abertura do evento, o Vai-Vai apresentou o enredo em homenagem à São Bernardo.
Em janeiro deste ano, a escola deu o Grito de Carnaval no Teatro Cacilda Becker, na região central da cidade. Intérprete, baianas, passistas, casal de mestre sala e porta bandeira e os ritmistas cantaram o enredo no palco.










