
No início da Operação Bairro Mais Seguro, Romu prende traficante reincidente no Baeta Neves
Apreensão realizada pela GCM incluiu 546 porções de drogas e materiais do tráfico; corporação recebe nova munição, ampliando a capacidade operacional após quatro anos sem reposição
A Operação Bairro Mais Seguro, realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, teve início nesta sexta-feira (19/12) com a prisão em flagrante de um homem reincidente por tráfico de drogas no bairro Baeta Neves. A ocorrência foi atendida pela equipe da Romu (Rondas Ostensivas Municipal), força especializada de apoio da corporação, em conjunto com a GCM de Santo André, durante fiscalização a estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão de mais de 500 porções de entorpecentes, dinheiro e equipamentos utilizados no tráfico.
Durante o patrulhamento ostensivo da operação, a equipe da Romu identificou um indivíduo que, ao notar a aproximação da viatura, fugiu a pé e dispensou uma sacola plástica em uma viela. Abordado a poucos metros, o suspeito confessou que já havia sido preso anteriormente por tráfico de entorpecentes pela própria Romu, que estava em cumprimento de medida cautelar e que realizava a venda de drogas naquela data.
“O resultado dessa prisão logo no início da operação mostra a importância da presença qualificada da Guarda no território. A atuação integrada, orientada por dados e com apoio das equipes especializadas, permite retirar de circulação indivíduos que insistem em praticar crimes e representam risco à população”, destacou o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos.
Na varredura do local, os guardas localizaram a sacola, que continha cocaína, crack, maconha e lança-perfume, além de duas balanças de precisão, um rádio comunicador e dinheiro em espécie. O indivíduo e o material apreendido foram encaminhados ao 6º DP (Distrito Policial) de São Bernardo, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante, permanecendo o suspeito à disposição da Justiça.
Ao todo, foram apreendidas 107 porções de cocaína, 91 de crack, 331 de maconha, 17 frascos de lança-perfume e R$ 953 em dinheiro trocado.
MAIS SEGURO - A Operação Bairro Mais Seguro, conduzida pela GCM, tem duração de três dias e ocorre em áreas estratégicas de São Bernardo, com saturação de viaturas e presença ostensiva orientadas por dados estatísticos, denúncias da população e relatórios de patrulhamento. A ação tem como foco coibir práticas criminosas, ampliar a sensação de segurança e garantir o sossego da população.
A operação conta com o uso de drone integrado ao sistema de segurança, equipamento entregue pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC em 11 de novembro, ampliando o monitoramento aéreo e o apoio às equipes em solo. As ações ocorrem simultaneamente nos bairros Centro, Vila Marlene, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Vila Gonçalves e Vila Euclides, com atenção especial às áreas de divisa com Santo André, que participa da operação de forma integrada com o emprego de 10 viaturas e 24 agentes.
Ao longo da operação, São Bernardo mobiliza 47 agentes da GCM, com apoio de 21 viaturas e motos, incluindo equipes da Romu, Ambiental, Base Móvel, motocicletas e bikes, além da colaboração da Vigilância Sanitária em fiscalizações e ações de combate ao furto de cabos.
REFORÇO – A Prefeitura de São Bernardo realizou nesta sexta-feira a entrega de munições de uso controlado para apoio às ações de segurança pública, com foco na Operação Dorme Bem, voltada à manutenção da paz, da ordem e da tranquilidade da população durante o período noturno. A entrega marca a reposição de materiais operacionais que não eram adquiridos há quatro anos e reforça a capacidade de atuação preventiva e ostensiva da GCM em ocorrências de maior complexidade.
O material inclui munições de efeito moral, luz e som e projéteis de borracha, destinados exclusivamente a situações de resistência ou necessidade de dispersão, como pancadões, bailes clandestinos, aglomerações com interdição irregular de vias e estabelecimentos em desacordo com a legislação municipal, assegurando ações proporcionais, técnicas e dentro dos protocolos legais.
“O combate aos pancadões é uma questão de respeito aos trabalhadores, às famílias e a quem precisa sair cedo de casa. Garantir tranquilidade durante a noite é garantir qualidade de vida para quem move a cidade todos os dias”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.
A entrega compõe conjunto de investimentos realizados ao longo de 2025 para o fortalecimento da segurança pública em São Bernardo. Neste ano, a administração municipal avançou no reaparelhamento da GCM com a entrega de 25 carabinas calibre .40, a ampliação do sistema de videomonitoramento integrado ao CCO, que passou a contar com mais de 1.000 câmeras em operação, bem como reforço de operações permanentes, como a Operação Dorme Bem, e ações contínuas de fiscalização e presença preventiva nos bairros.








