Ação também apreendeu um barco de pesca irregular, além de 110 metros de rede e outros 5kg de pescado
A Guarda Civil Municipal de São Bernardo, sob a Operação Força Azul Marinho, registrou 257 ocorrências entre sexta-feira (27/6) e o início da manhã desta segunda-feira (30/6). A Operação Força Azul Marinho é uma ação integrada entre as setes GCMs das cidades do Grande ABC, com o foco no reforço de segurança nas áreas de divisas entre os municípios, bem como rondas ostensivas em outras regiões de cada cidade.
Neste domingo (29/6) a Guarda Civil Ambiental, durante patrulhamento no entorno da Represa Billings flagrou dois indivíduos retirando redes de pesca do local. Após abordagem, constatou-se que os mesmos não possuíam licença de pescador profissional. “Além da apreensão de 110 metros de rede de pesca, 5kg de pescado e um barco de 3 metros, os homens receberam multa de R$ 2100 pela falta de licença. Esse é o resultado de um patrulhamento com planejamento”, salientou o prefeito Marcelo Lima.
OUTRAS OCORRÊNCIAS - Neste final de semana, a GCM de São Bernardo também fez o atendimento de 155 ocorrências de desordem e perturbação; 11 apoios a mulheres vítimas de violência doméstica; um furto a estabelecimento comercial, dentre outros.
OPERAÇÕES CONJUNTAS - A Operação Força Azul Marinho faz parte de um conjunto de ações conjuntas entre a Prefeitura e as forças de segurança. Desde fevereiro deste ano, a GCM de São Bernardo também tem atuado em ações integradas com a Polícia Militar e Polícia Civil que têm como foco a intensificação do policiamento preventivo em diversas regiões de São Bernardo, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.
Durante todo o ano, GCM e PM também participaram de operações compartilhadas, como o Segurança Direto ao Ponto, medida que visa monitorar as principais vias da cidade nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.
TRABALHO INTEGRADO - As prefeituras da região assinaram neste ano termo de cooperação técnica elaborado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que autoriza as equipes das Guardas Civis Municipais a entrarem e permanecerem em território de outro município que firmou o acordo. A licença para atuação em área vizinha está permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos” e “respeitando os limites de competência administrativa de cada ente político”.