O primeiro semestre de 2026 teve início oficialmente nesta terça-feira (3/2) para 370 alunos de sete turmas da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano do Sul). A UniMais é uma projeto da Prefeitura em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O curso é ministrado no Campus Barcelona.
Ana Maria Paes, 68 anos, nascida e moradora de São Caetano, é aluna do segundo semestre da UniMais e falou com emoção sobre sua vivência na Universidade da Terceira Idade. “É inexplicável porque nossa vivência aqui vai muito além de aprendizado, pois entra a dinâmica da integração, nossa ressocialização, as amizades que são feitas aqui, o acolhimento que todos nós recebemos desde o primeiro dia. Enfim, é maravilhoso fazer parte da UniMais, o que para nós acabou se tornando uma segunda família.”
Rosamaria Rodrigues Garcia, diretora da UniMais, também fala com entusiasmo sobre o projeto. “A Unimais é uma política pública de vanguarda em São Caetano, em que o investimento em aprendizagem e participação social é revertido em bem-estar, envelhecimento ativo, ampliação das redes de apoio e principalmente de propósito de vida.”
UNIMAIS
A UniMais é uma oportunidade de convivência, protagonismo e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores. O intuito é contribuir para que os alunos adquiram melhores condições de saúde, sejam incluídos digitalmente, e aprendam sobre temas relevantes, para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade.
O programa é voltado para moradores de São Caetano do Sul com idade superior a 60 anos. Mais de 2.500 alunos já participaram.





