Operação da GCM retira valor de cerca de R$ 200 mil em entorpecentes, com parcela significativa de materiais ilícitos escondidos em fundo falso; essa é a maior apreensão de drogas já registrada pela unidade em uma ocorrência
Uma apreensão histórica marcou a atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) de São Bernardo nesta terça-feira (3/2), na região do Grande Alvarenga. Durante a Operação Segurança Direto ao Ponto no Jardim Laura, a força especializada de apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) deteve dois indivíduos por tráfico de drogas, sendo um procurado da Justiça, e apreendeu 4.691 porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína, em sua maioria escondidos dentro de botijão de gás. Essa foi a maior apreensão de drogas já registrada pela unidade em uma ocorrência no município.
A ocorrência teve início quando as equipes da Romu visualizaram um indivíduo em atitude suspeita no Jardim Laura. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir portando uma bolsa e entrou em uma residência. Após a abordagem, os agentes localizaram no interior da bolsa quantidade volumosa de substâncias. Questionado, o suspeito admitiu que realizava a venda de drogas no local.
Na averiguação, o indivíduo informou que não residia naquele endereço e indicou outro local onde estariam seus documentos pessoais. As equipes se deslocaram até o endereço indicado, na Comunidade da Paz, onde visualizaram um segundo indivíduo fugindo pelo telhado. Ele foi detido e, ao ser questionado, confessou estar procurado pela Justiça do Estado do Ceará pelos crimes de roubo e tráfico de entorpecentes.
APREENSÃO - Ainda segundo o próprio suspeito, ele seria responsável pelo abastecimento de drogas na região e mantinha, dentro da residência, um botijão de gás com fundo falso utilizado para esconder parte do material ilícito. Durante a varredura no imóvel, as equipes localizaram o compartimento adulterado e apreenderam as 4,6 mil porções de drogas, sendo 3.408 papelotes de cocaína e 1.283 porções de maconha, além de 23 comprimidos de ecstasy e porções de crack. O valor estimado do material apreendido é de aproximadamente R$ 200 mil.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois indivíduos. Ambos foram conduzidos ao 8º DP (Distrito Policial) de São Bernardo e apresentados à autoridade de plantão, permanecendo à disposição da Justiça. Eles foram indiciados por tráfico de entorpecentes, associação ao tráfico de drogas e captura de procurado.
Supervisor da Romu, Nivaldo ressaltou a dimensão da ocorrência e o impacto da ação para a segurança da cidade. “Essa é a maior apreensão de drogas da história da Romu. É um resultado que demonstra o preparo das equipes, a atuação estratégica da GCM e a importância do patrulhamento ostensivo para atingir estruturas do tráfico e retirar criminosos de circulação”, afirmou.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou o significado da atuação da Romu, parabenizando o resultado do trabalho. “Quero reconhecer e parabenizar a GCM por mais essa ação exemplar, retirando essa grande quantidade de droga das ruas. É um trabalho sério e comprometido com a proteção das pessoas, que mostra o valor de investir em equipes preparadas e presentes no território. Resultados como esse reforçam a confiança da população e demonstram que São Bernardo segue avançando no enfrentamento ao crime”, afirmou.
DISK DROGAS - Em outra ocorrência, a GCM prendeu, em flagrante, um homem por tráfico de entorpecentes na modalidade delivery, conhecida como “disk drogas”, na tarde de segunda‑feira (2/2), no bairro Rudge Ramos. A ação foi registrada durante patrulhamento preventivo de equipes de motociclistas, por volta das 12h40, na Rua Brasil, após os agentes identificarem uma motocicleta estacionada irregularmente sobre a faixa de pedestres e o nervosismo do condutor ao notar a presença da viatura.
Durante a abordagem, o suspeito apresentou versões contraditórias e foi constatado que não possuía habilitação. Em revista pessoal, os guardas localizaram sete papelotes de cocaína escondidos na capa de chuva, totalizando cerca de 10 gramas da droga. O homem admitiu que realizava entregas de entorpecentes por encomenda. Ele foi conduzido ao 2º DP, onde permaneceu à disposição da Justiça após a confirmação pericial. A motocicleta e o telefone celular foram apreendidos para continuidade das investigações.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, ressaltou que a leitura do comportamento e a atenção ao contexto das abordagens foram decisivas para o desfecho das duas ocorrências. “Tanto na grande apreensão quanto na ocorrência de entrega de drogas, o resultado veio do preparo das equipes para observar sinais, agir com responsabilidade e conduzir cada situação de forma técnica. Esse trabalho qualificado garante a segurança da população, o cumprimento da lei e o enfrentamento efetivo ao tráfico”, afirmou.










