Crianças e responsáveis participaram de ação cultural promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires
A Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, em Ribeirão Pires recebeu nesta terça (15) e quarta-feira (16) visita de crianças e adolescentes acompanhadas de seus pais ou responsáveis, usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), para uma ação de cultura e conexão afetiva.
Mantida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, a proposta busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento social e emocional das crianças por meio de atividades culturais. Para muitos, a experiência foi única e emocionante. A moradora do Parque das Fontes,Aparecida Alves Botelho, mãe do pequeno Lucas Henrique da Silva Alves, de 8 anos, visitaram a Pinacoteca pela primeira vez e compartilharam a emoção. "Quando ele viu as cores e os quadros, os olhos brilharam. Está sendo muito especial”, disse.
A Secretária de Cultura de Ribeirão Pires, Rosí Ribeiro de Marco, acompanhou a atividade e destacou a importância da integração "A Pinacoteca é um espaço vivo de experiências. Receber as crianças e suas famílias reforça o papel da arte como ferramenta de acolhimento, expressão e transformação”, ressaltou a secretária.
Exposições em cartaz - Além da exposição do Acervo da Pinacoteca, incluindo peças de renomados artistas como Burle Marx e Volpi, o espaço cultural abriga a exposição “Resistência Verde”– Flora e Fauna Urbanas”, da artista Cecília Camargo. A mostra reúne 20 fotografias e 20 hai-kais que convidam o público a refletir sobre a força e a presença resiliente da natureza no ambiente urbano.
Outra exposição é a obra interativa “Fragmentos”, do artista Rafael Ski. A mostra na sala de artes visuais propõe uma experiência sensorial, onde a imagem do visitante se fragmenta em partículas digitais que dançam ao vento até desaparecerem completamente.
Os visitantes também podem conferir a exposição “A Pintura de Silvio Mendes – Dedicação e Amor à Arte”, que destaca a sensibilidade e o olhar afetuoso do artista sobre lugares, memórias e sentimentos. Todas as mostras tem curadoria do artista Dener de Sousa e seguem em cartaz até 2 de agosto.