Município já mapeou população trans por meio de Censo realizado em 2024
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, celebra o avanço regional com a realização do primeiro Censo LGBTQIA+ do Grande ABC, anunciado pelo Consórcio Intermunicipal em parceria com a UFABC, a Rede Amalgamar e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A iniciativa abrange os sete municípios da região e tem como objetivo reunir dados inéditos para embasar políticas públicas voltadas à diversidade e aos direitos da população LGBTQIAPN+.
Ribeirão Pires, no entanto, se antecipou nesse cenário: em 2024, a Estância realizou o Censo e Mapeamento da População Trans, uma ação pioneira que buscou identificar, ouvir e cadastrar pessoas trans residentes no município. A iniciativa fez parte da agenda de políticas públicas voltadas à promoção da equidade, acolhimento e dignidade dessa população.
O levantamento permitiu conhecer as demandas e histórias de vida de pessoas trans na cidade, além de facilitar o acesso a serviços sociais, educacionais e de saúde, promovendo ações afirmativas e garantindo o exercício pleno da cidadania.
Dados parciais do Censo Trans 2024 de Ribeirão Pires revelam um panorama importante da realidade local:
- 61,1% das pessoas entrevistadas se identificam como homens trans, e 38,9% como mulheres trans;
- 61,1% se identificam como brancas, 22,2% como pardas e 16,7% como negras;
- 44,4% são nascidos em Ribeirão Pires;
- Em relação à escolaridade, 27,8% possuem ensino superior completo, 22,2% têm superior incompleto e 44,4% concluíram o ensino médio;
- Sobre a retificação de nome, 38,9% já realizaram o processo, enquanto outros 38,9% afirmaram não ter feito por dificuldade financeira;
- 18% das pessoas estão inscritas em programas do Governo Federal ou Estadual.
“Esse levantamento é uma ferramenta fundamental para a construção de políticas públicas eficazes e humanizadas. A escuta ativa das pessoas trans e a coleta de dados reais são o primeiro passo para garantir dignidade, inclusão e acesso a direitos básicos”, destacou Liu, coordenadora de Políticas Públicas LGBTQIA+ da cidade.
"A Prefeitura reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade, destacando a importância da construção de políticas públicas baseadas em dados reais e na escuta ativa da população", completou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
O município também incentiva a participação no Censo LGBTQIA+ regional, disponível online no link: https://forms.gle/EfvRo81w7Q7NU8hQ8.