A iniciativa permite trocar alimentos por roupas, fortalecendo o apoio às entidades sociais da cidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou, nesta terça-feira (29), o Bazar Solidário, projeto com iniciativa que permite a troca de alimentos não perecíveis em troca de peças de roupas. Cada item tem seu valor simbólico em quilos de alimento e o gesto simples de abrir o guarda-roupa pode aquecer corações e encher prateleiras das entidades sociais da cidade, fortalecendo uma rede de apoio que veste e alimenta quem mais precisa.
“O Bazar Solidário é mais uma demonstração de como a solidariedade pode ser criativa e transformadora. Com essa iniciativa, conseguimos unir duas necessidades importantes: o cuidado com quem precisa de alimento e o apoio a quem precisa de roupas. É assim que Ribeirão Pires avança — com ações concretas que fortalecem nossa rede de proteção social e valorizam cada gesto de empatia e colaboração”, completou Guto Volpi, prefeito de Ribeirão Pires.
“A gente acredita no poder da solidariedade que se multiplica. Por isso, estamos realizando ações paralelas que fazem a diferença de verdade: o Varal Solidário, que está presente nas unidades básicas de saúde, leva roupas diretamente para quem mais precisa; e o Bazar Solidário, que transforma a troca de alimentos por peças de vestuário em apoio direto às entidades sociais da nossa cidade. Cada peça doada, cada quilo de alimento arrecadado, ajuda a fortalecer essa corrente do bem que move Ribeirão Pires”, comentou Coquinha Zampol, responsável pelo Fundo Social da Estância.
Para participar é simples, basta seguir a tabela e trocar alimentos não-perecíveis pelas peças de roupa:
- Peças menores e mais simples: blusa ou camiseta básica (1kg de arroz ou 1kg de açúcar), shorts ou bermuda (1 litro de óleo ou 1kg de feijão); boné, lenço ou acessórios pequenos (1 pacote de macarrão ou 1 molho de tomate); roupas de bebê ou infantis (1kg de arroz ou 1kg de feijão);
- Peças intermediárias: calça jeans ou moletom (1kg de arroz ou 1 pacote de leite em pó); vestido ou saia (1 kg de feijão); casaco leve ou jaqueta simples (2kg de arroz);
- Peças de maior valor: tênis esportivo (5kg de arroz); casaco de inverno pesado (5kg de arroz); bolsa de marca (1 litro de óleo + 1kg de açúcar); sapato social ou bota (2 litros de óleo);
-
Maria Aparecida Marcelino, 63 anos, moradora da Vila Aparecida, aprovou a iniciativa e encontrou o que procurava. "Nunca vi nenhuma ação assim, com troca de alimentos para ajudar os outros. Estava precisando de uma blusa porque vou a pé até Aparecida, já achei aqui e estou levando pra casa", completou.
O Bazar Solidário funcionará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, localizado na Avenida Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia.