-As visitas acontecem nas diversas frentes de trabalho que estão em ação na cidade. Recentemente, o prefeito esteve inspecionando as obras de drenagens_
Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras da cidade, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, realiza vistorias semanais às frentes de trabalhos em ação no município. As inspeções acontecem, por exemplo, para ver de perto como está sendo feita a revitalização de uma praça, a reforma de uma escola ou como está caminhando o mais recente projeto implantado pela municipalidade, o Programa Asfalto Novo, que vai garantir a manutenção de 160 ruas.
Ultimamente, o prefeito Taka tem visitado intervenções que estão sendo executadas no setor de drenagem. Quando concluídas, elas irão minimizar os problemas de enchentes causados nos períodos das chuvas, principalmente na região sul do município. Entre as obras, estão as reformas de galerias, redes de escoamento e canalizações de córregos.
Acompanhado da secretária de Obras, Melissa Duaik, o prefeito vistoriou, recentemente, o andamento das canalizações dos córregos Iguassú e Olaria no Eldorado.
No primeiro, o prefeito inspecionou trecho que passa próximo ao Núcleo Habitacional Jardim Liberdade e a reivindicação para fazer a melhoria partiu da própria comunidade. O trajeto sob intervenção tem 100 metros de extensão e a obra está 80% pronta.
A construção do canal é toda em concreto armado e, no trecho que a drenagem está sendo implantada, a técnica utilizada é da escada hidráulica, que controla o fluxo do curso d’água e evita erosões. Antes da obra começar foi realizado o desassoreamento do Iguassú e executado o retaludamento para garantir estabilidade a encosta. A previsão de término da construção é para a próxima segunda quinzena de agosto.
A canalização do Córrego Olaria foi outra frente de trabalho visitada. A Prefeitura coloca infraestrutura em trecho de 626 metros, fechando a última etapa da obra que vai deixar os 1.200 metros do ribeirão cem por cento com calha nova. Na retomada da obra, pela atual gestão, o trecho de 426 metros está recebendo gabião e o outro, de 200 metros, peças de pré-moldados.
“Vistoriar as obras é muito importante, porque podemos acompanhar e passar para a população o que está sendo feito de infraestrutura no município. A canalização do Córrego Olaria, por exemplo, teve início em 2011, mas, infelizmente, passou despercebido por anos e sem o devido andamento. Agora estamos dando continuidade a essa obra e a sua conclusão é essencial para o bairro de Eldorado e para nossa cidade”, argumentou o prefeito.
Outra canalização retomada foi a do Córrego Grota Funda, também no Eldorado, e que está praticamente pronta.
Além disso, está sendo executada rede de drenagem em núcleos habitacionais de Diadema, que também precisam de infraestrutura para evitar inundações de chuvas. São os casos dos núcleos habitacionais Gazuza, no Casa Grande, e Vila Goyotin, na Vila Nogueira.