Com 28 anos de PM, coronel Benevides Neto assume o comando do 52° Batalhão Metropolitano do Interior
O 52° Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável por atender 30 municípios da região de São José do Rio Preto, terá um novo comandante a partir deste ano. O coronel Benevides Neto, que integrou o Comando de Policiamento do Interior 5 por 16 anos, assumirá a unidade no lugar do coronel Ubirajara Pisani, que se aposentou da corporação em 2024.
O batalhão tem 18 anos de existência e fica localizado na cidade de Mirassol. Atualmente possui três companhias: a 1° com sede no município e as demais nas cidades de Nova Granada e José Bonifácio. Com exceção da cidade de São José Rio Preto, atendida exclusivamente pelo 17° Batalhão do Interior, a unidade é responsável pelos demais municípios da região.
"Minha vinda até aqui é muito mais do que marcar presença em uma passagem de comando, mas sim para homenagear o coronel que deixa e que assume o posto. Para alcançar resultados tão expressivos na queda de indicadores criminais, é preciso de uma grande liderança da tropa, que sempre foi uma característica do coronel Pisani", disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Durante a solenidade de passagem, que ocorreu no bairro Portal da Cidade Amiga, em Mirassol, também houve a inauguração do retrato do coronel Ubirajara na galeria dos eternos comandantes. Ele comandou a unidade entre 2023 e 2024.
Menor índice de roubos da história
A região de São José do Rio Preto obteve uma queda histórica no número de roubos em geral. O índice passou de 1.035 em 2023 para 904 no último ano - a menor marca em 24 anos.
Os homicídios dolosos caíram 16% na região, de 114 para 95 no comparativo. Também houve em um ano queda de 9,3% nos roubos de veículos, de 10,2% nos furtos de veículos, de 2,5% nos furtos em geral e de 3,6% nos casos de estupros.
Além disso, a região teve aumento da produtividade policial com mais armas de fogo ilegais retiradas de circulação (+16,2%), mais veículos recuperados (+17,6%) e mais presos ou apreendidos (alta de 1,6%).