A natação de São Bernardo voltou a mostrar sua força no último dia da modalidade na 67ª edição dos Jogos Regionais, realizada nesta sexta-feira (18/7) na piscina do Centro de Excelência do Sesi, no Assunção. A equipe comandada pelo técnico Fernando Vanzella conquistou mais 22 medalhas, sendo 7 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze. Somados os resultados dos dois dias de disputas, São Bernardo contabilizou 49 medalhas: 19 ouros, 17 pratas e 13 bronzes.
Apesar do ótimo desempenho e da disputa acirrada contra Santos até o fim, a natação de São Bernardo encerrou a participação com duplo vice: no feminino, somou 224 pontos, enquanto Santos fechou com 240; no masculino, a cidade do Litoral fez 262 e foi a campeã, enquanto a equipe da anfitriã alcançou 251. Praia Grande foi a terceira colocada nas duas (145 e 144 pontos, respectivamente).
“Terminamos a competição com um grande número de medalhas (49) e competindo de igual para igual com Santos até as últimas provas do programa. Ficamos próximos de sairmos campeões, mas sem dúvida o resultado final foi muito positivo para a natação de São Bernardo, que, mais uma vez, sobe no pódio dos Jogos Regionais. Muito orgulho do trabalho que realizamos no município, com as equipes de base na Paulicéia e a de alto rendimento aqui no Sesi de São Bernardo, que é o Centro de Excelência da modalidade no Brasil”, avaliou Fernando Vanzella, no início da noite desta sexta-feira, logo após a premiação.
O resultado da natação confirmou a avaliação feita na quarta-feira (16/7), véspera do início das disputas na modalidade, pelo técnico da equipe de São Bernardo, de que a corrida pelo primeiro lugar da modalidade seria contra Santos, que investe na contratação de atletas mais experientes. “O importante é que lutamos até o fim com chances de ficar em primeiro tanto no feminino quanto no masculino. Agora vamos focar na preparação para o Mundial de Cingapura, com a Lorrane Ferreira, que viaja já na madrugada de terça-feira (22/7) e nas próximas seleções nacionais, que em agosto vão disputar o Pan-Americano Júnior e o Mundial Júnior”, disse Fernando Vanzella.
DESTAQUES - Dos sete ouros conquistados nas duas etapas desta sexta-feira, cinco foram no feminino e duas no masculino, com Gabriel Machuco, vencedor nos 200 metros medley e que já havia subido ao lugar mais alto do pódio na quinta-feira (17/7) na equipe do revezamento 4 x 50 medley misto, e Matheus Gonche, nos 100 borboleta. Julia Goes, por sua vez, venceu nos 50 e 100 costas e no revezamento 4 x 100 medley feminino e colocou a quarta medalha dourada no peito – na quinta tinha conquistado nos 200 costas e no revezamento 4 x 50 medley misto.
Julia Ariosa saiu da água nesta sexta-feira como vencedora nos 200 metros livres e no revezamento 4 x 100 medley e seu terceiro ouro, já que na quinta integrou a equipe campeã do revezamento 4 x 200 metros livre feminino. Quem também conquistou ouro foi Sophia Isidoro, campeã nos 100 metros borboleta e no revezamento 4 x 100 medley, que também contou na equipe com Mariana Caldeira.
FUTEBOL – A equipe de futebol feminino de São Bernardo perdeu o jogo e a chance de ir à final após a derrota por 2 a 0 diante do Santos, na manhã desta sexta-feira, no campo do EC Brasil, no Bairro Nova Petrópolis. Agora, vai disputar o terceiro lugar contra Praia Grande, no mesmo local, em horário a ser definido. A medalha de ouro ficará com Santos ou Diadema, que venceu Praia Grande nos pênaltis, que jogam após a partida que vale o bronze.