As dependências do Espaço Municipal das Telhas, no Espaço Verde Chico Mendes, recebeu na noite desta segunda-feira (21/7) a degustação das delícias da 32ª Festa Italiana de São Caetano do Sul. Representantes das 31 entidades inscritas para participar da tradicional festividade levaram seus principais pratos, que passaram por avaliação técnica da comissão que organiza o evento, em uma prévia para a realização da atividade, que será realizada em quatro fins de semana de agosto no Parque Província de Treviso, no Bairro Fundação.
Massas, como gnocchi e penne, calzones, palhas italianas e outras receitas típicas foram servidas durante a degustação, que contou com a presença do prefeito Tite Campanella, da primeira-dama Renata Galati e de demais autoridades municipais. Para animar o evento, o cantor Fred Rovella, figura icônica das Festas Italianas de São Caetano, cantou algumas músicas que certamente estarão no repertório durante os quatro fins de semana de festejos.
“Temos uma expectativa muito grande de aumentar o público do ano passado, que foi de 148 mil pessoas, e também aumentar a receita das entidades do terceiro setor. Há um esforço muito grande da Prefeitura de São Caetano, de todas as secretarias, para que possamos fazer uma excelente festa. E tenho certeza que será uma excelente festa”, disse Marisa Catalão, presidente da Fundação Pró-Memória.
Maria Isabel Lima Coelho, que integra o Grupo de Amor à Vida, uma das entidades presentes na festa, elogiou a organização do evento. “Estamos indo para o sexto ano de Festa Italiana e é uma festa maravilhosa, o principal evento de São Caetano e que ajuda demais a nossa casa. A degustação aqui também é um evento legal, vai dando gostinho da chegada da festa”, disse ela, que servia massas, em especial um capeletti ao sugo, com tiramisu de sobremesa.
Fred Rovella será a grande atração da Festa Italiana, mas outras atividades culturais foram programadas para animar o público que comparecer ao Parque Municipal Província de Treviso, como conta a secretária de Cultura, Camila Zanon.
“Claro que o Fred Rovella estará com a gente, é uma figura muito esperada pela cidade. Mas teremos também os artistas que fizeram inscrição e participaram do nosso edital de chamamento público, tudo com temática italiana. Teremos, neste ano, uma interação nova, com público no chão e uma banda para chamar público para o palco. Vai ser uma festa linda, abraçando a cidade, comemorando os 148 anos da cidade”, celebrou.
A 32ª edição da Festa Italiana de São Caetano acontece nos dias 02, 03, 09, 10, 16, 17, 23 e 24 de agosto, a partir das 18h, no Parque Província de Treviso (Praça Comendador Ermelino Matarazzo, Bairro Fundação).
CIDADE ITALIANA
Neste ano, São Caetano do Sul está concorrendo a uma premiação organizada pelo Circolo Italiano Sao Paolo para identificar as cidades mais italianas do Brasil. Para isso, a Prefeitura encaminhou uma série de documentos históricos que reforçam os laços estreitos do município com a Itália.
“A Festa Italiana deste ano ocorre em um momento em que estamos concorrendo a essa importante premiação. O resultado sai em novembro”, citou Marisa Catalão. Ela também confirmou que, no dia 28 de julho, a área de exposições da Fundação Pró-Memória dentro do Espaço Verde Chico Mendes vai receber uma exposição sobre os 150 anos da imigração italiana no Brasil.