A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta semana uma pesquisa de satisfação junto aos usuários do sistema público de Saúde do município. Os pacientes podem avaliar o atendimento por meio de formulários digitais acessíveis por QR Code fixado nos equipamentos do setor.
Neste primeiro momento, a pesquisa está disponível aos moradores que buscam atendimentos nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Na próxima semana, frequentadores dos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade e pacientes de centros de especialidades também passarão a ter acesso ao formulário.
A meta da Secretaria da Saúde é a de que todos os equipamentos públicos do setor passem a oferecer a pesquisa até o fim de julho, inclusive os hospitais municipais.
A pesquisa de satisfação dos usuários permite avaliar a qualidade dos serviços e identificar pontos de melhoria. Além disso, busca compreender a percepção dos pacientes sobre diversos aspectos do atendimento, como acesso, tempo de espera, acolhimento e qualidade do serviço prestado.
Avaliando a satisfação do usuário e com as equipes gestoras identificando o que funciona bem e o que precisa ser aprimorado, a pesquisa servirá também para subsidiar a tomada de decisões que visem aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados, além de promover a participação social.
“Os dados coletados são analisados de forma sistemática para identificar tendências e padrões, permitindo a elaboração de relatórios e planos de ação. Acreditamos que ouvir a voz do usuário é crucial para construir uma Saúde mais justa, equitativa e centrada nas necessidades da população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.