O Conescs (Conselho da Comunidade Negra de São Caetano do Sul) realizou a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um ato essencial de escuta, debate e construção coletiva para uma cidade antirracista. O evento reuniu autoridades e lideranças sociais na noite de quarta-feira (21/5), no campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
A conferência cumpriu a função estratégica de ouvir a população, recolher propostas de políticas públicas, fortalecer o controle social e garantir que o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial esteja em sintonia com a realidade da cidade e dos moradores.
De acordo com o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 18,6% da população de São Caetano se reconhece como preta (3,7%) ou parda (14,9%).
Expoentes da luta por justiça e igualdade racial compartilharam seus conhecimentos e experiências, como o promotor de Justiça Claudionor Mendonça, a vice-presidente da OAB de São Caetano, Elisabete Montesano, o mestre em Educação Robson Silva e a doutora Cláudia Regina, da Universidade Federal do ABC.
Além das palestras e mesas de diálogo, a conferência também teve apresentações culturais, com o bailarino, produtor e diretor artístico Felipe Júlio e com a atriz e cantora Michelle Vitória.
Na ocasião também foram eleitos os delegados para a Conferência Regional de Promoção e Igualdade Racial, que será realizada dia 31 de maio, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.