Curso promovido pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil integra a Operação Estiagem
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, deu início a um curso de combate a incêndios florestais. A formação é parte do plano de contingência da Operação Estiagem, sendo essencial na capacitação de servidores e moradores para que estejam aptos a atuarem em situações de emergência relacionadas a fogo em áreas de mata.
Os treinamentos reunirão cerca de 200 pessoas, entre funcionários das diversas secretarias da Prefeitura, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), moradores e participantes dos Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), além de profissionais da Polícia Militar, bombeiros civis e representantes de outras prefeituras.
“Estamos construindo uma cultura de prevenção e resposta, capacitando não só nossos servidores, mas também a comunidade, para que todos estejam aptos a agir em situações de emergência, protegendo vidas, bens materiais e nosso meio ambiente. A formação promovida em Santo André fortalece nossa capacidade coletiva de enfrentar os desafios climáticos e os riscos ambientais, contribuindo para um futuro mais seguro”, explica a diretora de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Priscila de Oliveira.
A Operação Estiagem consiste em um plano de prevenção e resposta a emergências e desastres ocasionados em decorrência do período de inverno, caracterizado pela diminuição do índice pluviométrico, baixa umidade relativa do ar e frio extremo, resultando em maior probabilidade de incêndios florestais. Outro fator de risco significativo é a soltura de balões, que, além de ser crime ambiental, representa um perigo grave para as áreas de mata.
De acordo com o levantamento realizado pela Defesa Civil de Santo André, a cidade apresenta pontos vulneráveis a incêndios florestais, abrangendo o Parque Natural Municipal do Pedroso, Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Parque Guaraciaba e o Aterro Sanitário Municipal.
O treinamento conta com conteúdo teórico e prático, que abrange desde os conceitos de fogo e propagação, até a utilização dos melhores equipamentos e técnicas para abafamento e controle de chamas. Em 2024, só na região da Unidade de Conservação do Parque do Pedroso, o Semasa atendeu cinco ocorrências de fogo.
Para garantir mais segurança aos agentes que podem atuar em situações de incêndio florestal, a Defesa Civil adquiriu 40 macacões antichamas, além de capacetes, luvas, perneiras e equipamentos de apoio ao combate.