Unidades da rede desenvolvem projetos lúdicos voltados a proteção de crianças e jovens
O cuidado com o bem-estar de crianças e adolescentes é primordial em todas as esferas da sociedade. Nesse sentido, a Prefeitura de Ribeirão Pires através da Secretaria de Educação trabalha na formação dos profissionais da rede e no incentivo a ações de conscientização nas escolas no “Maio Laranja”, Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A E.M. Amauri do Nascimento abordou em sala de aula a história infantil “O segredo da Tartanina”, uma forma lúdica de trabalhar com as crianças com idade de 4 meses a 3 anos e 11 meses, a comunidade escolar e famílias a importância da proteção e prevenção do abuso infantil e juvenil.
A atividade de contação de histórias buscou trazer, de forma leve, importantes reflexões a respeito da proteção de nossas crianças e jovens quanto a toques respeitosos e inadequados, ajudar as crianças a identificar adultos confiáveis a quem possam recorrer em casos de abusos, promover a autoestima e o respeito ao próprio corpo, a partir do conhecimento.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021, foram notificados 202.948 registros de violência sexual contra crianças e jovens no Brasil, que em mais de 70% dos casos, ocorrem no ambiente doméstico (Boletim Epidemiológico nº 54, de 29 de fevereiro de 2024).
A proposta da atividade busca também informar as famílias sobre situação de risco e o perfil de possíveis abusadores e oferecer formação para os profissionais de ensino na identificação de sinais de alerta, além da realização de rodas de conversa e divulgação de conteúdo informativo a respeito do tema através dos canais oficiais da escola com a família.