O Deputado Atila Jacomussi (SD) que tem base eleitoral em Mauá no ABC Paulista é eleito membro efetivo da Comissão de Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A Comissão é uma das mais importantes e disputadas e tem como atribuição a fiscalização e legislação dos sistemas de transporte rodoviário, hidroviário, transporte coletivo intermunicipal e transporte metroviário do Estado de São Paulo, além de Portos e Aeroportos e da área de Comunicação.
Desafios da Comissão
A Comissão de Transportes e Comunicação ganha importância estratégica no próximo período com o lançamento pelo Governador Tarcisio de Freitas do Plano de Parcerias e Investimento que contam com grandes ações na área, como os Trens Intecidades Eixo norte, a Concessão de mais de 1,8 mil quilômetros de vias no interior e de Rodovias do Litoral Norte, a Construção do Túnel Santos-Guarujá e a concessão das linhas 10,11, 12, 13 e 14 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Com os desafios impostos pelo PPI e a renovação de concessões outro grande desafio será a Revisão do Plano Diretor de Transportes do Estado de São Paulo que envolverá o conjunto dos Deputados paulistas.
A importância das Comissões Permanentes da Alesp
As comissões permanentes da Assembleia Legislativa de São Paulo são fundamentais para o funcionamento do Poder Legislativo e para a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Cada comissão é responsável por discutir e deliberar sobre projetos de Lei e assuntos específicos de acordo com a sua área de atuação.
Essas comissões são compostas por deputados, que realizam um trabalho de análise e estudo aprofundado das propostas em discussão, ouvindo especialistas e representantes da sociedade civil para embasar suas decisões. As comissões também são responsáveis por fiscalizar ações do poder público e propor soluções para os desafios enfrentados pelo estado em sua área de atuação.
Histórico
Atila Jacomussi tem uma longa trajetória na vida pública. Sua luta começou pelos movimentos estudantis na década de 90. Foi eleito vereador em sua primeira disputa, em 2004, com 3.884 votos. Em 2008 foi reeleito com 8.432 votos, sendo o mais votado da história de Mauá.
Foi superintendente da Sama (Saneamento Básico de Mauá) e, em 2014, eleito deputado estadual, ao receber 62.856 votos.
Em 2016 foi eleito Prefeito de Mauá prefeito de Mauá, ao conquistar 112.788 votos. À frente da Prefeitura, realizou trabalho incansável para melhorar a vida dos mauaenses, com destaque na Saúde, Zeladoria, Segurança, Cultura, Juventude, Esporte, Lazer e na Causa Animal.
Em 2022 retornou à Assembleia Legislativa para exercer mais um mandato de Deputado Estadual.