Agentes da Inspetoria Norte da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam um homem por crime ambiental na Vila Nova Bonsucesso, na quarta-feira (21). A equipe de policiamento municipal foi acionada pela Central de Segurança Integrada (CSI) que visualizou pelo monitoramento o acusado fazendo uso de motosserra e efetuando o corte de árvores.
A supressão de vegetação, incluindo árvores, está sujeita a regulamentações ambientais, que visam proteger a biodiversidade, garantir a sustentabilidade e evitar impactos negativos no meio ambiente. Diante da constatação e da falta de autorizações devidas, o homem foi encaminhado à Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), juntamente com a motosserra, um facão e um machado.
O uso de motosserra em florestas e demais formas de vegetação necessita de autorização expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O acusado irá responder por crime ambiental com base na Lei 9.605/98, conforme boletim de ocorrência lavrado pelo delegado de polícia, que ainda apreendeu os equipamentos