Evento contou com coordenadores, diretores e assessores para pactuar prioridades, discutir financiamento, recursos humanos e governança em ano eleitoral
A Secretaria de Saúde de Mauá realizou nesta sexta-feira (23), na Uni-Fama — Centro Universitário de Mauá, o primeiro encontro de gestores da saúde, reunindo coordenadores, diretores, gerentes e assessores do setor administrativo da pasta em uma jornada de oito horas dedicada ao alinhamento do planejamento e governança do SUS (Sistema Único de Saúde) no ano vigente. O encontro teve como foco principal o fortalecimento da gestão colegiada e compartilhada, além da pactuação de prioridades frente a cenários financeiro e político desafiadores.
Na abertura do evento, Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde, destacou que o encontro não teve como objetivo refazer o planejamento construído em 2025, mas promover alinhamento estratégico entre as equipes. “Não estamos aqui para planejar novamente, porque esse trabalho já foi feito no ano passado. O que buscamos agora é alinhar, ajustar rotas e fortalecer o compromisso coletivo para enfrentar 2026”, afirmou.
Segundo a secretária, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de 2025, a gestão municipal conseguiu apresentar respostas positivas à população, refletidas, principalmente, na redução significativa das reclamações relacionadas à saúde. "Por ser ano eleitoral, 2026 irá impor desafios adicionais à gestão pública", disse.
Ao longo da programação, os participantes acompanharam exposições dialogadas sobre governabilidade, conjuntura política, situação financeira do município, LOA (Lei Orçamentária Anual) 2026 e os instrumentos de planejamento e prestação de contas do SUS. Também foram apresentados os espaços de articulação interfederativa, como grupos de trabalho, comissões técnicas, CIR (Comissão Intergestores Regional), CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e CIT (Comissão Intergestores Tripartite).
As atividades em grupo tiveram papel central na metodologia do encontro. Divididos por coordenadoria, os gestores analisaram diretrizes do Planejamento e do Plano Municipal de Saúde, além de metas e indicadores previstos para o ano de 2026, classificando-os conforme a viabilidade de execução e propondo justificativas, rearranjos e prioridades. O debate coletivo permitiu identificar gargalos, rediscutir estratégias e reforçar a corresponsabilidade entre as áreas.
"O momento exige união, solidariedade e respeito entre os profissionais da saúde. Precisamos de colaboração para fazer acontecer. É fundamental respeitar os colegas, ouvir, ser solidário e somar forças. Somos responsáveis por garantir o funcionamento do SUS e a população depende diretamente do nosso trabalho”, reforçou Eliene.
O encontro foi encerrado com avaliação coletiva e a reafirmação do compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com uma gestão participativa, transparente e integrada. A expectativa é que o alinhamento promovido no evento contribua para a consolidação de decisões mais estratégicas e para o fortalecimento do SUS em Mauá ao longo de 2026, mesmo diante das adversidades.









