Peça une poesia, crítica social e saúde mental em apresentação gratuita no dia 26 de julho, com classificação para maiores de 16 anos
O Espaço Cultural Circo Lunar, em Mauá, recebe no próximo sábado (26), às 18h, o espetáculo “Proibiram o Amanhã e Outras Drogas Menos Intensas”, escrito por Luan Assunção e dirigido por Gabriel Pangonis. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos, a peça promete uma experiência sensível e impactante ao unir poesia, crítica social e reflexões profundas sobre vícios, saúde mental, vida e resistência cotidiana.
A peça costura histórias reais e inventadas, com um ex-traficante que encontra Jesus, uma professora em burnout, um andarilho em busca de progresso, uma jovem que se alimenta de mel e histórias do próprio intérprete, em “espelhos quebrados da realidade contemporânea.”
São fragmentos que dialogam com diferentes vivências e abrem espaço para múltiplas interpretações, tocando o público pela autenticidade e pela força simbólica de cada personagem.
A apresentação integra o projeto realizado pela Alvorada Cultural, com apoio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura de Mauá, Ministério da Cultura e Governo Federal, reafirmando o compromisso com o acesso democrático à arte como instrumento de transformação social.
Antes de chegar ao Circo Lunar, o espetáculo esteve em cartaz no CAPS III Adulto, também em Mauá. Para Luan Assunção, ator e dramaturgo da peça, a experiência foi transformadora. “Tivemos a oportunidade de dialogar com dois públicos essenciais: os usuários e os profissionais de saúde. A interação com os usuários enriqueceu profundamente nossa interpretação. Eles participaram da cena de forma intensa, compartilhando em tempo real os sentimentos que a obra despertava. Foi a plateia mais ativa e sincera que já encontramos”, afirma.
A troca com os profissionais da saúde também foi destacada por Luan. “É sempre muito interessante partilhar o espetáculo com quem acompanha essas pessoas nos momentos mais difíceis. Essa troca eleva a importância do nosso trabalho. Temos a certeza de que a jornada do espetáculo no campo da saúde mental está apenas começando. Nossa imensa gratidão a todos que nos receberam de forma tão receptiva”, conclui.
O Espaço Cultural Circo Lunar está localizado à Rua Otávio Polidoro, 11A – Vila Assis Brasil.