Desfile de moda, palestras e cultura integram a programação nesta segunda-feira (27)
Mauá terá uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado no dia 27 (segunda-feira), a partir das 17h, no Teatro Municipal, localizado à rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. O tema será “Cultura, fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora”, com destaque para a temática antirracista e da cultura afro-brasileira.
O evento terá início com a apresentação do Orquestra de Violeiros de Mauá, que é patrimônio imaterial do município. Em seguida, será a vez da poetisa e educadora popular Winnie Barros Braga exibir seus projetos literários, que considera ferramenta educacional. O coral das Oficinas Culturais da Prefeitura também interpretará a música tema das Cidades Educadoras.
Os alunos da Escola Municipal Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Clarice Lispector lerão a carta que estabelece os preceitos da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
A programação prevê ainda palestra do coordenador do programa em Mauá, professor-mestre Antonio Coelho de Souza Nascimento, sobre o trabalho desenvolvido no município e o contexto internacional das Cidades Educadoras. A mestra em docência e gestão educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Luce Elena Diogo da Silva, em sua palestra abordará o tema “20 anos da Lei 10.639/03”, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que integram as grades curriculares do ensino fundamental e médio no Brasil. Esta lei também estabelece o dia 20 de novembro como sendo o Dia Nacional da Consciência Negra. A terceira participação será da pesquisadora, consultora das relações raciais no ambiente escolar e mestra em Educação pela Pontifícia universidade Católica (PUC) de São Paulo, Elenir Fagundes Santos Freitas, com o tema “Movimento negro que educa.”
A última participação será da vice-prefeita de Mauá e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Celma Dias, que falará sobre o combate à violência doméstica e feminicídio.
Mauá integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras, juntamente com mais 31 municípios brasileiros; 89 cidades em 10 países da América; outras cinco cidades em cinco países da África; 25 cidades em quatro países da Ásia; e mais 361 cidades de 11 países da Europa, num total de 480 municípios em 30 países. No ABC Paulista, além de Mauá, integram o grupo Santo André e São Bernardo do Campo.
As cidades têm compromisso em desenvolver atividades que abordem temas atuais como: infância, gênero, juventude, participação, meio ambiente, vida saudável, coexistência e cultura de paz, espaço público, inclusão social, idosos, cultura e desporto.
As Cidades Educadoras promovem o acesso à cultura, garantindo a igualdade de oportunidades, reconhecem diferentes culturas e manifestações culturais presentes no território e fomentam uma educação artística de qualidade que permita o desenvolvimento pessoal e coletivo, como forma de inclusão e capacitação social, em ambientes de diálogo e participação popular.
Para integrar a AICE, é necessária a aprovação da adesão por parte do órgão máximo de decisão municipal, como a Câmara Municipal, cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, participação nos canais de debate, intercâmbio e colaboração da Associação e pagamento da quota anual correspondente dentro dos prazos previstos.
Receba diariamente notícias do G7 em seu Whatsapp
Envie um Whatsapp para (11) 932786805
Para receber notícias diariamente em seu celular.
Acesse este link para entrar na minha comunidade do WhatsApp: