Alto Tietê
Saúde de Itaquá lança campanha ‘Se cuida, mulher’ com 5 mil vagas para exames preventivos
Iniciativa oferece vagas para ultrassonografia
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta quinta-feira (23) a campanha “Se cuida, mulher”, uma mobilização voltada à promoção da saúde feminina e à ampliação do acesso a exames preventivos. O lançamento marca o início de uma série de ações para as mulheres de Itaquá.
A iniciativa é uma continuidade do programa Agiliza SUS e oferece 5 mil vagas para transvaginal e ultrassom de mama e tireoide em uma estrutura que devem ficar até o fim de novembro na praça Padre João Álvares, no Centro. Para garantir mais agilidade no atendimento, a secretaria está entrando em contato com as pacientes que aguardam na fila para o agendamento.
De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha, o objetivo é facilitar o acesso e acelerar os diagnósticos. “A campanha foi pensada para cuidar das mulheres com atenção e respeito, com exames que ajudam a detectar doenças precocemente.”
A nova ação complementa o trabalho realizado no último sábado (18), quando o Centro de Especialidades promoveu um Dia D de atendimentos voltado à saúde da mulher. Na ocasião, foram realizados 186 exames de ultrassonografia de mamas, 19 consultas com mastologista, 28 exames de papanicolau, além de 268 testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. Também houve 43 atendimentos de planejamento familiar.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, destacou que a campanha reforça o compromisso da gestão com políticas públicas de impacto social. “Essa é uma ação que vai além do atendimento. É um trabalho que envolve respeito, cuidado e valorização das mulheres. Quando investimos em saúde preventiva, a cidade está investindo também em dignidade e qualidade de vida.”
“A campanha mostra o quanto estamos empenhados em cuidar das pessoas. Nossa meta é oferecer exames, tratamentos e acolhimento. Saúde é prioridade e estamos entregando resultados práticos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.







